ChatGPT vs Claude vs Gemini: Qual é o Melhor?
Hoje vou compartilhar minha experiência testando três das principais inteligências artificiais do mercado: o ChatGPT 4o da OpenAI, o Claude 3.5 Sonnet da Anthropic e o Gemini 1.5 Pro da Google.
A ideia é fazer um comparativo entre elas em diferentes tarefas e ver qual se destaca em cada uma.
Prontos para ChatGPT vs Claude vs Gemini?
Caso você prefira assistir a comparação em vídeo, eu fiz um vídeo no meu canal do YouTube. Confira:
Testes Realizados
Os testes foram realizados usando uma ferramenta chamada Chat Playground, que permite comparar as respostas das três IAs lado a lado. Inclusive, fiz um Review completo dela em outro artigo. Review Chatplayground: Consolidando 8 IAs em Uma Só Plataforma
Vamos ver como cada uma se saiu abaixo!
Teste 1 – Criando um Jogo Snake em Python
Escreva o jogo “snake” em Python.
Para começar, pedi a cada IA para escrever um código simples para o jogo Snake em Python. O ChatGPT foi o primeiro a finalizar, seguido pelo Claude e pelo Gemini. Todos os códigos funcionaram perfeitamente!
Resultado do ChatGPT 4o:
import pygame
import time
import random
# Inicializa o pygame
pygame.init()
# Definindo cores
white = (255, 255, 255)
yellow = (255, 255, 102)
black = (0, 0, 0)
red = (213, 50, 80)
green = (0, 255, 0)
blue = (50, 153, 213)
# Dimensões da janela
dis_width = 800
dis_height = 600
# Inicializa a tela do jogo
dis = pygame.display.set_mode((dis_width, dis_height))
pygame.display.set_caption('Snake Game by OpenAI')
# Controla o tempo do jogo
clock = pygame.time.Clock()
# Tamanho do bloco da cobra
snake_block = 10
# Velocidade/frames por segundo do jogo
snake_speed = 15
# Fonte para exibir o score
font_style = pygame.font.SysFont("bahnschrift", 25)
score_font = pygame.font.SysFont("comicsansms", 35)
def score(score):
value = score_font.render("Pontuação: " + str(score), True, blue)
dis.blit(value, [0, 0])
def our_snake(snake_block, snake_list):
for x in snake_list:
pygame.draw.rect(dis, black, [x[0], x[1], snake_block, snake_block])
def message(msg, color):
mesg = font_style.render(msg, True, color)
dis.blit(mesg, [dis_width / 6, dis_height / 3])
def gameLoop(): # Loop principal do jogo
game_over = False
game_close = False
x1 = dis_width / 2
y1 = dis_height / 2
x1_change = 0
y1_change = 0
snake_List = []
Length_of_snake = 1
foodx = round(random.randrange(0, dis_width - snake_block) / 10.0) * 10.0
foody = round(random.randrange(0, dis_height - snake_block) / 10.0) * 10.0
while not game_over:
while game_close:
dis.fill(white)
message("Você perdeu! Pressione C para jogar novamente ou Q para sair", red)
score(Length_of_snake - 1)
pygame.display.update()
for event in pygame.event.get():
if event.type == pygame.KEYDOWN:
if event.key == pygame.K_q:
game_over = True
game_close = False
if event.key == pygame.K_c:
gameLoop()
for event in pygame.event.get():
if event.type == pygame.QUIT:
game_over = True
if event.type == pygame.KEYDOWN:
if event.key == pygame.K_LEFT:
x1_change = -snake_block
y1_change = 0
elif event.key == pygame.K_RIGHT:
x1_change = snake_block
y1_change = 0
elif event.key == pygame.K_UP:
y1_change = -snake_block
x1_change = 0
elif event.key == pygame.K_DOWN:
y1_change = snake_block
x1_change = 0
if x1 >= dis_width or x1 < 0 or y1 >= dis_height or y1 < 0:
game_close = True
x1 += x1_change
y1 += y1_change
dis.fill(white)
pygame.draw.rect(dis, green, [foodx, foody, snake_block, snake_block])
snake_Head = []
snake_Head.append(x1)
snake_Head.append(y1)
snake_List.append(snake_Head)
if len(snake_List) > Length_of_snake:
del snake_List[0]
for x in snake_List[:-1]:
if x == snake_Head:
game_close = True
our_snake(snake_block, snake_List)
score(Length_of_snake - 1)
pygame.display.update()
if x1 == foodx and y1 == foody:
foodx = round(random.randrange(0, dis_width - snake_block) / 10.0) * 10.0
foody = round(random.randrange(0, dis_height - snake_block) / 10.0) * 10.0
Length_of_snake += 1
clock.tick(snake_speed)
pygame.quit()
quit()
gameLoop()
Resultado do Claude Sonnet 3.5
import pygame
import random
# Inicialização do Pygame
pygame.init()
# Definição das cores
PRETO = (0, 0, 0)
BRANCO = (255, 255, 255)
VERMELHO = (255, 0, 0)
VERDE = (0, 255, 0)
# Configurações da tela
LARGURA = 800
ALTURA = 600
TAMANHO_BLOCO = 20
# Criação da janela
tela = pygame.display.set_mode((LARGURA, ALTURA))
pygame.display.set_caption('Snake Game')
# Classe da cobra
class Snake:
def __init__(self):
self.posicao = [(LARGURA/2, ALTURA/2)]
self.direcao = [TAMANHO_BLOCO, 0]
self.comprimento = 1
def mover(self):
nova_posicao = (self.posicao[0][0] + self.direcao[0],
self.posicao[0][1] + self.direcao[1])
self.posicao.insert(0, nova_posicao)
if len(self.posicao) > self.comprimento:
self.posicao.pop()
def mudar_direcao(self, nova_direcao):
if (nova_direcao[0] * -1, nova_direcao[1] * -1) != tuple(self.direcao):
self.direcao = list(nova_direcao)
def colisao(self):
# Colisão com as paredes
if (self.posicao[0][0] < 0 or self.posicao[0][0] >= LARGURA or
self.posicao[0][1] < 0 or self.posicao[0][1] >= ALTURA):
return True
# Colisão com o próprio corpo
if self.posicao[0] in self.posicao[1:]:
return True
return False
def comer(self, comida):
if self.posicao[0] == comida:
self.comprimento += 1
return True
return False
# Função para gerar nova comida
def gerar_comida():
x = random.randrange(0, LARGURA, TAMANHO_BLOCO)
y = random.randrange(0, ALTURA, TAMANHO_BLOCO)
return (x, y)
# Função principal do jogo
def main():
clock = pygame.time.Clock()
snake = Snake()
comida = gerar_comida()
pontuacao = 0
while True:
for evento in pygame.event.get():
if evento.type == pygame.QUIT:
pygame.quit()
return
if evento.type == pygame.KEYDOWN:
if evento.key == pygame.K_UP:
snake.mudar_direcao((0, -TAMANHO_BLOCO))
elif evento.key == pygame.K_DOWN:
snake.mudar_direcao((0, TAMANHO_BLOCO))
elif evento.key == pygame.K_LEFT:
snake.mudar_direcao((-TAMANHO_BLOCO, 0))
elif evento.key == pygame.K_RIGHT:
snake.mudar_direcao((TAMANHO_BLOCO, 0))
# Movimento da cobra
snake.mover()
# Verificar colisão
if snake.colisao():
pygame.quit()
return
# Verificar se comeu a comida
if snake.comer(comida):
comida = gerar_comida()
pontuacao += 1
# Desenhar na tela
tela.fill(PRETO)
# Desenhar comida
pygame.draw.rect(tela, VERMELHO,
(comida[0], comida[1], TAMANHO_BLOCO, TAMANHO_BLOCO))
# Desenhar cobra
for posicao in snake.posicao:
pygame.draw.rect(tela, VERDE,
(posicao[0], posicao[1], TAMANHO_BLOCO, TAMANHO_BLOCO))
# Atualizar pontuação
fonte = pygame.font.Font(None, 36)
texto = fonte.render(f'Pontuação: {pontuacao}', True, BRANCO)
tela.blit(texto, (10, 10))
pygame.display.flip()
clock.tick(10) # Velocidade do jogo (FPS)
if __name__ == "__main__":
main()
Resultado do Gemini 1.5 PRO
import pygame
import random
# Inicializar o Pygame
pygame.init()
# Definir as cores
white = (255, 255, 255)
black = (0, 0, 0)
red = (255, 0, 0)
green = (0, 255, 0)
# Definir o tamanho da tela
display_width = 800
display_height = 600
game_display = pygame.display.set_mode((display_width, display_height))
# Definir o título do jogo
pygame.display.set_caption("Jogo da Cobrinha")
# Definir o tamanho do bloco
block_size = 10
# Definir a velocidade do relógio
clock = pygame.time.Clock()
fps = 30
# Definir a fonte
font_style = pygame.font.SysFont(None, 25)
# Função para exibir a pontuação na tela
def display_score(score):
value = font_style.render("Sua pontuação: " + str(score), True, white)
game_display.blit(value, [0, 0])
# Função para desenhar a cobra
def draw_snake(block_size, snake_list):
for x in snake_list:
pygame.draw.rect(game_display, green, [x[0], x[1], block_size, block_size])
# Função para exibir a mensagem de jogo
def message(msg, color):
mesg = font_style.render(msg, True, color)
text_rect = mesg.get_rect(center=(display_width/2, display_height/2))
game_display.blit(mesg, text_rect)
# Função do loop principal do jogo
def game_loop():
game_over = False
game_close = False
x1 = display_width / 2
y1 = display_height / 2
x1_change = 0
y1_change = 0
snake_list = []
snake_length = 1
foodx = round(random.randrange(0, display_width - block_size) / 10.0) * 10.0
foody = round(random.randrange(0, display_height - block_size) / 10.0) * 10.0
while not game_over:
while game_close == True:
game_display.fill(black)
message("Você perdeu! Pressione C para jogar novamente ou Q para sair", red)
pygame.display.update()
for event in pygame.event.get():
if event.type == pygame.KEYDOWN:
if event.key == pygame.K_q:
game_over = True
game_close = False
if event.key == pygame.K_c:
game_loop()
for event in pygame.event.get():
if event.type == pygame.QUIT:
game_over = True
if event.type == pygame.KEYDOWN:
if event.key == pygame.K_LEFT:
x1_change = -block_size
y1_change = 0
elif event.key == pygame.K_RIGHT:
x1_change = block_size
y1_change = 0
elif event.key == pygame.K_UP:
y1_change = -block_size
x1_change = 0
elif event.key == pygame.K_DOWN:
y1_change = block_size
x1_change = 0
if x1 >= display_width or x1 < 0 or y1 >= display_height or y1 < 0:
game_close = True
x1 += x1_change
y1 += y1_change
game_display.fill(black)
pygame.draw.rect(game_display, red, [foodx, foody, block_size, block_size])
snake_head = []
snake_head.append(x1)
snake_head.append(y1)
snake_list.append(snake_head)
if len(snake_list) > snake_length:
del snake_list[0]
for x in snake_list[:-1]:
if x == snake_head:
game_close = True
draw_snake(block_size, snake_list)
display_score(snake_length - 1)
pygame.display.update()
if x1 == foodx and y1 == foody:
foodx = round(random.randrange(0, display_width - block_size) / 10.0) * 10.0
foody = round(random.randrange(0, display_height - block_size) / 10.0) * 10.0
snake_length += 1
clock.tick(fps)
pygame.quit()
quit()
game_loop()
Teste 2 – Resolvendo um Problema Matemático
25 – 4 * 2 + 3 =?
Em seguida, fiz uma pergunta de matemática simples. O resultado foi que o ChatGPT demorou um pouco mais, enquanto Claude e Gemini foram mais rápidos e diretos. Todos apresentaram soluções corretas.
Resultado do ChatGPT 4o:
Resultado do Claude Sonnet 3.5
Vamos resolver esta expressão usando a ordem correta das operações matemáticas (PEMDAS):
- Primeiro, realizamos a multiplicação:
- 4 * 2 = 8
- Agora a expressão está assim:
- 25 – 8 + 3
- Agora resolvemos da esquerda para a direita:
- 25 – 8 = 17
- 17 + 3 = 20
Portanto, 25 – 4 * 2 + 3 = 20
Resultado do Gemini 1.5 PRO
Seguindo a ordem das operações (PEMDAS/BODMAS):
- Multiplicação: 4 * 2 = 8
- Subtração: 25 – 8 = 17
- Adição: 17 + 3 = 20
Portanto, 25 – 4 * 2 + 3 = 20.
Teste 3 – Frases com a Palavra “Maçã”
Me dê 10 frases que terminam com a palavra maçã.
Depois, pedi para cada IA gerar 10 frases que terminassem com a palavra “maçã”. O ChatGPT acertou 9 de 10, o Claude acertou todas, e o Gemini teve duas falhas. Aqui, o Claude se destacou como o vencedor.
Resultado do ChatGPT 4o:
Claro! Aqui estão 10 frases que terminam com a palavra “maçã”:
- No almoço de hoje, comi uma deliciosa torta de maçã.
- Ele olhou para a cesta e escolheu uma brilhante maçã.
- A professora pediu que cada aluno trouxesse uma maçã.
- No meio da caminhada, parei para saborear uma maça.
- O suco que fizemos ficou muito bom, especialmente por causa da maçã.
- A sobremesa foi um crumble crocante de maçã.
- Durante a feira, experimentei uma nova variedade de maçã.
- Ele fez um desenho incrível, destacando uma maçã.
- Minha avó sempre diz que nada se compara ao aroma de uma maçã fresca.
- Ao abrir o lanche, encontrei uma surpresa: uma maçã.
Resultado do Claude Sonnet 3.5
- João foi ao mercado comprar uma maçã.
- No alto da árvore, avistei uma bela maçã.
- Eva mordeu a proibida maçã.
- Na cesta de frutas, só restou uma maçã.
- O professor trouxe para o lanche uma maçã.
- A bruxa ofereceu à Branca de Neve uma maçã.
- Para sobremesa, vou comer uma maçã.
- Na feira, escolhi a mais vermelha maçã.
- O piquenique ficou mais saudável com uma maçã.
- Para matar a fome, trouxe na mochila uma maçã.
Resultado do Gemini 1.5 PRO
Aqui estão 10 frases que terminam com a palavra “maçã”:
- Ela deu uma mordida grande e suculenta na maçã.
- Ele preferia uma torta de maçã.
- Todos os dias, a professora levava uma maçã para o trabalho.
- No topo da pilha de frutas estava uma maçã.
- O verme saiu furtivamente da maçã.
- Ela poliu a maçã até que ela brilhasse.
- Ele atirou uma flecha diretamente no centro da maçã.
- A criança pequena segurava firmemente uma maçã.
- O desenho da vida morta incluía uma maçã.
- O chef cuidadosamente removeu o núcleo da maçã.
Teste 4 – Contagem de Palavras
Quantas palavras há em sua resposta a esta pergunta?
Uma pergunta desafiadora foi quantas palavras havia na resposta anterior. O ChatGPT e o Gemini não entenderam bem a questão, mas o Claude conseguiu responder corretamente, embora não exatamente como esperado.
Resultado do ChatGPT 4o:
Na resposta anterior, onde forneci 10 frases que terminam com a palavra “maçã”, há um total de 84 palavras.
Resultado do Claude Sonnet 3.5
Esta resposta contém sete palavras.
Resultado do Gemini 1.5 PRO
Há nove palavras na minha resposta a esta pergunta.
Teste 5 – Raciocínio Lógico
Considere as leis da física na Terra. Uma pequena bola de gude é colocada em um copo normal e o copo é colocado de cabeça para baixo em uma mesa. Alguém então pega o copo sem mudar sua orientação e o coloca dentro do micro-ondas. Onde está a bola de gude agora? Explique seu raciocínio passo a passo.
Fiz uma pergunta lógica sobre a situação de uma bola de gude em um copo. O ChatGPT e o Claude ofereceram respostas corretas, enquanto o Gemini se confundiu, o que foi interessante de observar.
Resultado do ChatGPT 4o:
Vamos pensar cuidadosamente sobre esse cenário passo a passo:
- Posição Inicial da Bola de Gude:
- A bola de gude é colocada no fundo de um copo normal. Quando o copo é virado de cabeça para baixo sobre uma mesa, a bola de gude fica na parte inferior do copo (a abertura do copo), que agora está virada para baixo sobre a mesa.
- Copo Virado de Cabeça para Baixo:
- Com o copo de cabeça para baixo na mesa, a bola de gude está presa entre o fundo do copo e a mesa devido à gravidade. No entanto, como a abertura está contra a superfície da mesa, a bola de gude não pode cair. Está contida dentro do volume fechado pelo copo e a superfície da mesa.
- Mover o Copo para o Micro-ondas:
- Se alguém levanta o copo, ainda de cabeça para baixo, a bola de gude está agora livre para se mover devido à ausência da superfície da mesa que a mantinha retida. Assim que a pessoa levanta o copo, a força da gravidade puxa a bola de gude para baixo.
- A menos que a bola de gude esteja grudada ou presa no interior do copo de alguma forma, ela cairá assim que o copo for levantado.
- Colocação do Copo no Micro-ondas:
- Enquanto a pessoa move o copo, a bola de gude provavelmente já caiu no chão no momento em que o copo foi levantado da mesa. Portanto, quando o copo é colocado no micro-ondas, a bola de gude já não está dentro dele; ela estaria no chão ou em outra posição sob o local onde o copo foi inicialmente levantado.
Concluindo, a bola de gude não está mais dentro do copo quando o copo é colocado no micro-ondas. Ela teria caído no exato momento em que o copo foi levantado da mesa, a menos que alguma força, adesivo ou outro mecanismo a mantivesse presa ao copo, o que não foi descrito no cenário.
Resultado do Claude Sonnet 3.5
Vou analisar passo a passo:
- Inicialmente, a bola de gude está dentro do copo normal
- O copo é virado de cabeça para baixo na mesa
- Devido à gravidade, quando o copo é virado, a bola de gude cai imediatamente na mesa
- Quando o copo é levantado (mantendo a orientação de cabeça para baixo)
- A bola de gude permanece na mesa, pois não há nada segurando-a dentro do copo
Portanto, quando o copo é colocado no micro-ondas, a bola de gude ainda está na mesa onde o copo estava originalmente, não dentro do micro-ondas.
A força da gravidade faz com que a bola caia assim que o copo é virado, e não há nada que a mantenha dentro do copo quando ele é levantado.
Resultado do Gemini 1.5 PRO
Aqui está um raciocínio passo a passo sobre onde a bola de gude está:
- Bola de gude no copo: Inicialmente, a bola de gude está dentro do copo.
- Copo virado: O copo é virado de cabeça para baixo. A bola de gude, devido à gravidade, cai e agora está apoiada no fundo do copo (o que era a abertura).
- Copo movido para o micro-ondas: O copo é movido para dentro do micro-ondas sem mudar sua orientação. Isso significa que o copo ainda está de cabeça para baixo, e nada aconteceu para desalojar a bola de gude do fundo do copo.
Portanto, a bola de gude ainda está apoiada no fundo (agora superior) do copo de cabeça para baixo dentro do micro-ondas.
Teste 6 – Enigma dos Assassinos
Há três assassinos em uma sala. Alguém entra na sala e mata um deles. Ninguém sai da sala. Quantos assassinos restam na sala? Explique seu raciocínio passo a passo.
Na pergunta sobre três assassinos em uma sala, o Claude acertou, explicando que ainda havia três assassinos após um matar um dos outros. O Gemini também acertou, enquanto o ChatGPT cometeu um erro no vídeo porém quando repeti para este artigo, ele acertou.
Resultado do ChatGPT 4o:
Vamos examinar a situação cuidadosamente:
- Situação Inicial:
- Há três assassinos em uma sala. Portanto, o número inicial de assassinos é três.
- Ação que Ocorre:
- Alguém entra na sala e mata um dos três assassinos.
- Análise do Evento:
- Um dos assassinos originais foi morto. Isso significa que sobram dois dos assassinos originais.
- Identificação de Assassinos:
- A pessoa que entrou na sala e cometeu o assassinato agora também pode ser considerada um assassino, visto que eles realizaram o ato de matar.
- Contagem Final de Assassinos:
- Portanto, mesmo que um dos assassinos originais tenha sido morto, a pessoa que cometeu o assassinato também é um assassino, mantendo o número total de assassinos na sala em três.
Assim, após o incidente, ainda restam três assassinos na sala: dois dos assassinos originais que continuam vivos, e a nova pessoa que se tornou assassino.
Resultado do Claude Sonnet 3.5
Vou analisar passo a passo:
- Inicialmente há 3 assassinos na sala
- Uma nova pessoa entra na sala
- Esta pessoa mata um dos assassinos
- Agora esta pessoa também é um assassino, pois matou alguém
- Dos 3 assassinos originais, um morreu, então restam 2
- Mais o novo assassino que entrou
Portanto, há 3 assassinos na sala:
- 2 dos assassinos originais que sobreviveram
- 1 novo assassino (a pessoa que entrou e matou alguém)
O total permanece 3 assassinos, mas não são os mesmos três do início.
Resultado do Gemini 1.5 PRO
- Três assassinos iniciais: Você começa com três assassinos na sala.
- Um é morto: Outro indivíduo entra na sala e mata um dos assassinos. Isso deixa dois assassinos vivos.
- Ninguém sai: A parte crucial é que ninguém sai. Isso significa que o assassino original e o recém-chegado que matou um dos assassinos ainda estão na sala.
- Assassinos restantes: Portanto, ainda há dois assassinos vivos na sala mais o recém-chegado que agora também é um assassino.
Portanto, ainda há três assassinos na sala.
Teste 7 – Comparação de Velocidade
Janete é mais rápida que José. José é mais rápido que Samuca. Samuca é mais rápido que Janete? Explique seu raciocínio passo a passo.
Na comparação de velocidade entre Janete, José e Samuca, tanto o Claude quanto o Gemini chegaram à resposta correta rapidamente. O ChatGPT, por outro lado, demorou mais para concluir.
Resultado do ChatGPT 4o:
Vamos analisar as informações dadas passo a passo para responder à pergunta sobre Samuca e Janete:
Conclusão: Samuca não é mais rápido que Janete. Pelo raciocínio, Janete é mais rápida que Samuca.
Portanto, a resposta à pergunta é: Não, Samuca não é mais rápido que Janete.Primeira Comparação: Janete é mais rápida que José.
Isto estabelece que Janete > José em termos de rapidez.Segunda Comparação: José é mais rápido que Samuca.
Isto estabelece que José > Samuca em termos de rapidez.
Agora, com as relações de rapidez estabelecidas, podemos tentar deduzir a relação entre Samuca e Janete.Transitividade:|
Da primeira comparação, sabemos que Janete > José.
Da segunda comparação, sabemos que José > Samuca.
Pela propriedade transitiva (em que se A > B e B > C, então A > C), podemos concluir que Janete > Samuca.
Resultado do Claude Sonnet 3.5
Vou analisar passo a passo:
- Temos a informação que Janete é mais rápida que José
- Temos a informação que José é mais rápido que Samuca
- Se organizarmos por velocidade (do mais rápido para o mais lento):
- Janete > José
- José > Samuca
- Portanto: Janete > José > Samuca
- Por transitividade, se:
- Janete é mais rápida que José E
- José é mais rápido que Samuca
- Então Janete é mais rápida que Samuca
- Logo, Samuca NÃO pode ser mais rápido que Janete, pois isso contradiria a ordem estabelecida.
A resposta é não, Samuca não é mais rápido que Janete. Na verdade, Janete é a mais rápida dos três.
Resultado do Gemini 1.5 PRO
- Janete > José: Janete é mais rápida que José. Isso significa que Janete corre mais rápido.
- José > Samuca: José é mais rápido que Samuca. Isso significa que José corre mais rápido.
- Comparação transitiva: Como Janete é mais rápida que José e José é mais rápido que Samuca, isso significa que Janete também é mais rápida que Samuca.
- Pergunta: A pergunta é: “Samuca é mais rápido que Janete?”.
- Resposta: Já que estabelecemos que Janete é mais rápida que Samuca, a resposta é não. Samuca não é mais rápido que Janete.
Teste 8 – Quantidade de “S” na Palavra “Sossegado”
Quantos S existem na palavra sossegado?
Por fim, pedi para contar quantas letras “S” existem na palavra “sossegado”. O Claude e o Gemini acertaram, enquanto o ChatGPT falhou. Aqui, o Claude se destacou mais uma vez.
Resultado do ChatGPT 4o:
Na palavra “sossegado”, existem dois ‘S’.
Resultado do Claude Sonnet 3.5
Vou analisar:
A palavra sossegado tem 3 letras “s”:
- Um “s” no início da palavra (sossegado)
- Dois “s” juntos no meio da palavra (sossegado)
Portanto, existem 3 letras “s” na palavra sossegado.
Resultado do Gemini 1.5 PRO
Existem três “S” na palavra “sossegado”.
Resultados Finais
Baseado nos testes, o Claude 3.5 Sonnet se mostrou o campeão. O Gemini teve um desempenho sólido, mas o ChatGPT ficou atrás em várias perguntas, o que foi surpreendente.
Teste | ChatGPT 4o | Claude Sonnet 3.5 | Gemini 1.5 PRO |
Teste 1: Criando o jogo Snake em Python | ✅ Correto | ✅ Correto | ✅ Correto |
Teste 2: Resolvendo uma equação matemática | ✅ Correto | ✅ Correto | ✅ Correto |
Teste 3: Criando frases com a palavra ‘maçã’ | ❌ Incorreto | ✅ Correto | ❌ Incorreto |
Teste 4: Contagem de palavras | ❌ Incorreto | ✅ Correto | ❌ Incorreto |
Teste 5: Raciocínio lógico com física | ✅ Correto | ✅ Parcialmente Correto | ❌ Incorreto |
Teste 6: Enigma dos assassinos | ✅ Correto | ✅ Correto | ✅ Correto |
Teste 7: Comparação de velocidades | ✅ Correto | ✅ Correto | ✅ Correto |
Teste 8: Contagem de letras | ❌ Incorreto | ✅ Correto | ✅ Correto |
Conclusão: ChatGPT vs Claude vs Gemini
Se você está buscando uma IA para tarefas de programação e raciocínio lógico, o Claude é uma excelente escolha.
Para quem precisa de informações rápidas e precisas, o Gemini é uma boa opção.
Já o ChatGPT é ótimo para interações mais criativas, mas parece ter dificuldades em algumas tarefas específicas.
Espero que este comparativo tenha sido útil! Se você quiser explorar mais ferramentas de IA, confira meu guia sobre as melhores ferramentas de IA para conteúdo.
Perguntas e Respostas
1. Qual IA é melhor para programação?
O Claude se destacou em tarefas de programação e raciocínio lógico durante os testes.
2. O Gemini é útil para pesquisas?
Sim, o Gemini é excelente para acessar informações em tempo real e é integrado com o Google, o que o torna muito útil para pesquisas.
3. O ChatGPT ainda é relevante?
Sim, o ChatGPT é ótimo para criar conteúdo criativo e interagir de forma mais fluida, mas pode falhar em tarefas mais técnicas.