Testando a IA mais poderosa do mundo: Chatgpt o1

chatgpt o1

Hoje, vou compartilhar minha experiência ao testar um dos modelos mais novos e poderosos de IA, o ChatGPT.

A ideia é explorar se realmente ele é tão bom quanto dizem, utilizando uma série de testes práticos.

Caso você prefira assistir aos teste do ChatGPT o1 (o1-preview já que o o1 ainda não está disponível), eu fiz um vídeo no meu canal do YouTube. Confira:

RESUMO

ChatGPT o1

A OpenAI apresentou sua nova série de modelos de IA chamada o1, projetada para um pensamento mais aprofundado antes de responder.

O o1-preview se destaca por suas capacidades avançadas de raciocínio e amplo conhecimento, enquanto o o1-mini oferece velocidade superior e custo 80% menor, mantendo performance competitiva especialmente em tarefas de programação.

Os modelos demonstram resultados impressionantes em áreas STEM, com o o1 alcançando o 89º percentil em programação competitiva e posicionando-se entre os 500 melhores estudantes dos EUA em olimpíadas de matemática.

Teste 1: Criando o jogo Snake em Python

Escreva o jogo “snake” em Python.

Para começar, pedi ao ChatGPT para gerar o código do jogo Snake em Python. O modelo, um pouco mais lento que outros, fez todo o raciocínio passo a passo.

Ele me forneceu o código e instruções para instalar a biblioteca pygame. Fui ao Visual Studio, colei o código e, para minha satisfação, tudo funcionou perfeitamente.

O jogo estava rodando e, além disso, as variáveis estavam em português, o que é um ponto positivo.

Segue abaixo o código gerado:

import pygame
import time
import random

pygame.init()

# Definições de cores
branco = (255, 255, 255)
preto = (0, 0, 0)
vermelho = (213, 50, 80)
verde = (0, 255, 0)

# Dimensões da tela
largura = 600
altura = 400

dis = pygame.display.set_mode((largura, altura))
pygame.display.set_caption('Snake Game em Python')

clock = pygame.time.Clock()

tamanho_cobra = 10
velocidade_cobra = 15

fonte_estilo = pygame.font.SysFont(None, 35)

def mensagem(msg, cor):
    texto = fonte_estilo.render(msg, True, cor)
    dis.blit(texto, [largura / 6, altura / 3])

def jogo():
    game_over = False
    game_close = False

    x1 = largura / 2
    y1 = altura / 2

    x1_mudanca = 0
    y1_mudanca = 0

    lista_cobra = []
    comprimento_cobra = 1

    comida_x = round(random.randrange(0, largura - tamanho_cobra) / 10.0) * 10.0
    comida_y = round(random.randrange(0, altura - tamanho_cobra) / 10.0) * 10.0

    while not game_over:

        while game_close == True:
            dis.fill(preto)
            mensagem("Você perdeu! Pressione Q-Sair ou C-Jogar Novamente", vermelho)
            pygame.display.update()

            for event in pygame.event.get():
                if event.type == pygame.KEYDOWN:
                    if event.key == pygame.K_q:
                        game_over = True
                        game_close = False
                    if event.key == pygame.K_c:
                        jogo()

        for event in pygame.event.get():
            if event.type == pygame.QUIT:
                game_over = True
            if event.type == pygame.KEYDOWN:
                if event.key == pygame.K_LEFT:
                    x1_mudanca = -tamanho_cobra
                    y1_mudanca = 0
                elif event.key == pygame.K_RIGHT:
                    x1_mudanca = tamanho_cobra
                    y1_mudanca = 0
                elif event.key == pygame.K_UP:
                    y1_mudanca = -tamanho_cobra
                    x1_mudanca = 0
                elif event.key == pygame.K_DOWN:
                    y1_mudanca = tamanho_cobra
                    x1_mudanca = 0

        if x1 >= largura or x1 < 0 or y1 >= altura or y1 < 0:
            game_close = True

        x1 += x1_mudanca
        y1 += y1_mudanca
        dis.fill(preto)
        pygame.draw.rect(dis, verde, [comida_x, comida_y, tamanho_cobra, tamanho_cobra])
        cobra_cabeca = []
        cobra_cabeca.append(x1)
        cobra_cabeca.append(y1)
        lista_cobra.append(cobra_cabeca)
        if len(lista_cobra) > comprimento_cobra:
            del lista_cobra[0]

        for x in lista_cobra[:-1]:
            if x == cobra_cabeca:
                game_close = True

        for x in lista_cobra:
            pygame.draw.rect(dis, branco, [x[0], x[1], tamanho_cobra, tamanho_cobra])

        pygame.display.update()

        if x1 == comida_x and y1 == comida_y:
            comida_x = round(random.randrange(0, largura - tamanho_cobra) / 10.0) * 10.0
            comida_y = round(random.randrange(0, altura - tamanho_cobra) / 10.0) * 10.0
            comprimento_cobra += 1

        clock.tick(velocidade_cobra)

    pygame.quit()
    quit()

jogo()

Teste 2: Resolvendo uma equação matemática

25 – 4 * 2 + 3 =?

O segundo teste envolveu uma equação matemática: 24 – 4 x 2 + 3.

O ChatGPT seguiu corretamente a ordem das operações, realizando primeiro a multiplicação e depois as adições e subtrações. A resposta final foi 20, e estava correta.

Segue abaixo a resposta:

chatgpt o1

Teste 3: Criando frases com a palavra ‘maçã’

Me dê 10 frases que terminam com a palavra maçã.

No terceiro teste, pedi para que o ChatGPT me desse 10 frases que terminassem com a palavra “maçã”.

Ele se saiu muito bem, criando frases variadas que terminavam com a palavra solicitada.

Segue abaixo a resposta:

Teste 4: Contagem de palavras

Quantas palavras há em sua resposta a esta pergunta?

Em seguida, perguntei quantas palavras havia na resposta da pergunta anterior.

O ChatGPT respondeu que havia cinco palavras, e estava correto novamente.

Segue abaixo a resposta:

Teste 5: Raciocínio lógico com física

Considere as leis da física na Terra. Uma pequena bola de gude é colocada em um copo normal e o copo é colocado de cabeça para baixo em uma mesa. Alguém então pega o copo sem mudar sua orientação e o coloca dentro do micro-ondas. Onde está a bola de gude agora? Explique seu raciocínio passo a passo.

Agora, fiz uma pergunta sobre física: uma bola de gude colocada em um copo de cabeça para baixo.

O desafio era explicar o que aconteceria quando o copo fosse colocado no micro-ondas.

O ChatGPT detalhou o raciocínio passo a passo, mostrando como a bola cairia ao ser levantado o copo. A explicação foi clara e lógica.

Segue abaixo a resposta:

Para determinar onde está a bola de gude após as ações descritas, vamos analisar cada etapa:

  1. Colocando a bola de gude no copo:
    • A bola de gude é colocada dentro de um copo normal, com a abertura para cima.
  2. Invertendo o copo sobre a mesa:
    • O copo contendo a bola de gude é virado de cabeça para baixo e colocado sobre a mesa.
    • A abertura do copo está em contato direto com a superfície da mesa.
    • A bola de gude, devido à gravidade, desliza para a base interna do copo (que agora está no topo), mas não pode sair porque a abertura está bloqueada pela mesa.
  3. Levantando o copo sem mudar sua orientação:
    • Alguém pega o copo invertido e o levanta para colocá-lo dentro do micro-ondas, mantendo-o de cabeça para baixo.
    • Ao levantar o copo, a abertura deixa de estar em contato com a mesa, ficando exposta.
  4. O destino da bola de gude:
    • Assim que o copo é levantado, a bola de gude não tem mais a mesa bloqueando a abertura.
    • A gravidade faz com que a bola de gude caia através da abertura agora desobstruída.
    • A bola de gude cai sobre a mesa, exatamente onde o copo estava antes.
  5. Colocando o copo no micro-ondas:
    • O copo invertido é colocado dentro do micro-ondas sem a bola de gude, pois esta ficou na mesa após cair.

Conclusão:

  • A bola de gude está agora sobre a mesa, no lugar onde o copo estava originalmente.
  • O copo invertido está dentro do micro-ondas sem a bola de gude.

Resumo do raciocínio:

  • Quando o copo invertido é levantado, a abertura fica desobstruída.
  • Sem a mesa para segurar a bola de gude dentro do copo, ela cai devido à gravidade.
  • Portanto, a bola de gude não acompanha o copo até o micro-ondas.

Teste 6: Enigma dos assassinos

Há três assassinos em uma sala. Alguém entra na sala e mata um deles. Ninguém sai da sala. Quantos assassinos restam na sala? Explique seu raciocínio passo a passo.

O penúltimo teste foi um enigma onde três assassinos estão em uma sala e um deles é morto. O desafio era explicar quantos assassinos restavam.

O ChatGPT apresentou uma resposta longa e detalhada, analisando a situação e concluindo que ainda havia três assassinos na sala.

Segue abaixo a resposta:

Para resolver este enigma, vamos analisar cuidadosamente cada parte da situação passo a passo.


1. Situação Inicial:

  • Há três assassinos em uma sala.
    • Número de assassinos na sala: 3

2. Evento que ocorre:

  • Alguém entra na sala e mata um deles.
    • Uma pessoa adicional entra na sala.
    • Um dos três assassinos é morto.
    • Número de pessoas que entraram na sala: 1
    • Número de assassinos mortos: 1

3. Situação após o evento:

  • Ninguém sai da sala.
    • Todos que estavam na sala antes continuam lá.
    • A pessoa que entrou também permanece na sala.
    • O corpo do assassino morto está na sala.

4. Análise do número de assassinos restantes:

Para determinar quantos assassinos restam na sala, precisamos considerar se a pessoa que entrou é ou não um assassino.

a) Se a pessoa que entrou não é um assassino:

  • Assassinos sobreviventes:
    • Os dois assassinos originais que não foram mortos.
  • Total de assassinos na sala:
    • 2 assassinos
  • Total de pessoas na sala:
    • 2 assassinos + 1 não-assassino (o intruso) + 1 corpo (do assassino morto)
    • Totalizando 3 pessoas vivas e 1 corpo.

b) Se a pessoa que entrou é um assassino:

  • Assassinos sobreviventes:
    • Os dois assassinos originais que não foram mortos.
    • O assassino que entrou e matou um deles.
  • Total de assassinos na sala:
    • 3 assassinos
  • Total de pessoas na sala:
    • 3 assassinos vivos + 1 corpo (do assassino morto)
    • Totalizando 3 pessoas vivas e 1 corpo.

Observação:

O enunciado diz “alguém entra na sala e mata um deles” sem especificar quem é esse “alguém”. Porém, considerando que essa pessoa conseguiu matar um assassino e que nenhum dos presentes saiu da sala, é lógico supor que:

  • A pessoa que entrou tem habilidades equivalentes ou superiores às dos assassinos, o que sugere que ela também seja um assassino.
  • Além disso, em enigmas desse tipo, é comum que a resposta dependa de uma interpretação mais astuta dos fatos apresentados.

5. Conclusão:

  • Quantos assassinos restam na sala?
    • 3 assassinos.
      • Os dois assassinos originais sobreviventes.
      • O assassino que entrou na sala e cometeu o assassinato.
  • O corpo do assassino morto permanece na sala, mas como ele está morto, não é contabilizado como um assassino ativo.

Resposta Final:

  • Há 3 assassinos na sala após o ocorrido.

Resumo:

  • Total de assassinos antes: 3
  • Assassino entra e mata um (presumivelmente outro assassino).
  • Ninguém sai da sala.
  • Total de assassinos depois: 3 (2 originais + 1 que entrou)

Teste 7: Comparação de velocidades

Janete é mais rápida que José. José é mais rápido que Samuca. Samuca é mais rápido que Janete? Explique seu raciocínio passo a passo.

Fiz uma comparação de velocidades entre três personagens: Janete, José e Samuca.

O ChatGPT conseguiu concluir corretamente quem era mais rápido que quem, explicando seu raciocínio de forma lógica.

Segue abaixo a resposta:

Para determinar se Samuca é mais rápido que Janete, vamos analisar as informações fornecidas passo a passo.


1. Informações iniciais:

  • Janete é mais rápida que José.
    • Isso significa que a velocidade de Janete é maior que a de José.
    • Em termos de velocidade: Janete > José
  • José é mais rápido que Samuca.
    • Portanto, a velocidade de José é maior que a de Samuca.
    • Em termos de velocidade: José > Samuca

2. Deduções a partir das informações:

Com base nas duas informações acima, podemos estabelecer uma relação entre Janete, José e Samuca.

  • Sabemos que Janete > José e José > Samuca.
  • Pela lógica de desigualdades, se A > B e B > C, então A > C.
  • Aplicando isso aos nossos personagens:
    • Janete > José e José > Samuca implica que Janete > Samuca.

3. Respondendo à pergunta:

  • Samuca é mais rápido que Janete?
    • Como deduzimos que Janete > Samuca, concluímos que Samuca não é mais rápido que Janete.
    • Na verdade, Janete é mais rápida que Samuca.

4. Conclusão:

  • Não, Samuca não é mais rápido que Janete.
  • Janete é a mais rápida entre os três, seguida por José, e Samuca é o mais lento.

Resumo:

  1. Janete é mais rápida que José (Janete > José).
  2. José é mais rápido que Samuca (José > Samuca).
  3. Portanto, Janete é mais rápida que Samuca (Janete > Samuca).
  4. Logo, Samuca não é mais rápido que Janete.

Teste 8: Contagem de letras

Quantos S existem na palavra sossegado?

Por último, um teste que a maioria das Inteligências Artificiais não consegue resolver que é contar letras em uma determinada palavra.

E mais um vez, o resultado do o1 foi perfeito.

Segue abaixo a resposta:

A palavra “sossegado” contém três letras S. Elas aparecem nas seguintes posições:

  • 1ª letra: S
  • 3ª letra: S
  • 4ª letra: S

Portanto, existem três S na palavra “sossegado”.

Conclusão do Chatgpt o1

Após todos os testes, posso afirmar que o ChatGPT se saiu muito bem, respondendo (e acertando) todas as perguntas e desafios com precisão e clareza.

TesteResultado
Teste 1: Criando o jogo Snake em Python✅ Correto
Teste 2: Resolvendo uma equação matemática✅ Correto
Teste 3: Criando frases com a palavra ‘maçã’✅ Correto
Teste 4: Contagem de palavras✅ Correto
Teste 5: Raciocínio lógico com física✅ Correto
Teste 6: Enigma dos assassinos✅ Correto
Teste 7: Comparação de velocidades✅ Correto
Teste 8: Contagem de letras✅ Correto


Se você está pensando em utilizar essa ferramenta, recomendo fortemente que a experimente.

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ChatGPT

Perguntas e Respostas

O ChatGPT é gratuito?

O acesso ao ChatGPT pode ser gratuito, mas versões pagas oferecem recursos adicionais.

Posso usar o ChatGPT para programação?

Sim, ele é eficaz em gerar códigos e resolver problemas de programação.

Quais são as limitações do ChatGPT?

Ele pode ter dificuldades com informações atualizadas, já que seu treinamento é baseado em dados até uma certa data.

Como posso melhorar as respostas do ChatGPT?

Usar prompts claros e específicos ajuda a obter melhores respostas.

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